segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Coluna da Morte

Descrição:

Título: COLUNA DA MORTE, A
Autor: CABANAS, JOÃO
Editora: UNESP
ISBN: 9788539305322
Páginas: 390
Valor: 40,00
Frete: grátis






Apresentação

Relançado pela Editora Unesp, após 80 anos, o livro A Coluna da Morte chega às livrarias.

A presente edição é cópia fiel do livro, acrescido das conferências proferidas pelo Tenente Cabanas durante 1927, inclusive as proibidas : Campinas, Campos e Juiz de Fora. Sendo a última, causadora de uma crise na Política do café com leite.

Apresentação do sociólogo José de Souza Martins.




Sinopse :
Esta obra apresenta, na íntegra, o relato clássico de João Cabanas (1895-1974) sobre a Revolução de 1924, que tomou de assalto a cidade de São Paulo entre 5 e 28 de julho.
Durante aqueles dias cerca de 400 mil pessoas deixaram a capital, então com 700 mil habitantes, para sair da mira de granadas, tiros de artilharia pesada e até bombardeios aéreos que acabaram por arruinar vários bairros, ferir mais de 500 pessoas e matar outras 5 mil. No texto, autobiográfico, Cabanas apresenta sua visão do episódio, de que foi um dos protagonistas de maior relevância ao comandar o destacamento destemido que ficaria conhecido como Coluna da Morte. O relato do então 1º Tenente do Regimento de Cavalaria da Força Pública, que viria a ser a Polícia Militar, começa no momento em que ele recebe a primeira ordem do major Miguel Costa, para ocupar a Estação da Luz, em 5 de julho, e impedir as comunicações com o Rio de Janeiro. Cabanas descreve, a partir daí, com detalhes, o longo percurso geográfico e tático da campanha, as fugas espetaculares, os enfrentamentos com as tropas mais numerosas e preparadas do governo federal, os ataques dessas tropas contra a população. O relato segue até a queda do grupamento em Catanduvas, Paraná, seguida do encontro e união da Coluna Miguel Costa com a Coluna Prestes e seu deslocamento para o Paraguai. 



Um comentário:

  1. Sem nenhuma dúvida o livro mais espetacular sobre a Revolução de 1924. Escrito pelo líder militar João Cabanas, protagonista das ações decisivas que salvaram a Revolução de ser vencida dentro da capital, permitindo que prosseguisse para o interior, Paraná e na famosa Coluna Miguel Costa-Prestes. Cabanas foi, sem dúvida, um mestre perfeito na aplicação dos princípios da guerra.
    Hélio T. Santos

    ResponderExcluir